quinta-feira, 26 de maio de 2011

ES: "Ajoelhou? Tem de rezar.": Novo detector de metais promete evitar entrada de celulares em partes íntimas nos presídios capixabas

Foto: Reprodução TV Vitória

Antes de visitar um preso no sistema penitenciário do Estado é preciso passar por um detector de metal. O problema é que o equipamento não reconhece objetos escondidos dentro do corpo. Agora, para evitar a entrada de armas e aparelhos celulares escondidos nas partes íntimas, por exemplo, a Secretaria de Justiça (Sejus) adquiriu um equipamento, que se parece com um banquinho. As pessoas sentam e caso tenham algum metal da cintura para baixo o sistema é acionado.

Antes da visita íntima, além das mulheres passarem pelos dois detectores de metal elas são vistoriadas de forma mais minuciosa. A medida é para evitar que elas entrem com drogas ou outros objetos introduzidos no corpo. O detector de metais em formato de banco foi adquirido há duas semanas. O investimento total, que inclui 105 equipamentos e mil coletes à prova de balas para os agentes, é de cerca de R$ 1,5 milhão.

Graças ao outro detector de metal instalado em 2009, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) encontrou, nos últimos dois anos, 987 celulares nos presídios capixabas. No ano passado, o número caiu para 238 aparelhos. Para o secretário de Justiça, Ângelo Roncalli, a medida não é 100% segura, mas vai dificultar a entrada de drogas e celulares nos presídios.

"Esse investimento busca dificultar a entrada. Temos a ação de pessoas, falhas... Queremos criar mecanismos que possam diminuir a possibilidade de entrada de qualquer coisa no presídio", esclareceu.

A Penitenciária de Segurança Máxima de Viana tem hoje 313 presos. Cada detento tem o direito de receber visitas duas vezes por mês de dois familiares, além da mulher. O local de visita é aberto e monitorado por câmeras e agentes penitenciários. Para controlar de forma mais eficaz os dias de visita, o governo deve instalar nos próximos seis meses um equipamento ainda mais moderno.

"Hoje está sendo implantado em algumas unidades do Brasil e nós vamos também implantar no Espírito Santo um aparelho que é um raio x de corpo. Isso já existe no Rio de Janeiro e em alguns outros estados", finalizou o secretário. 

(Com informações do jornal Folha Vitória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário